Resenha

Titulo: Cadete de Aço da autora Evellyn Miller. Ele foi lançado de forma independente na Amazon.

Nota: 🌟🌟🌟🌟🌟

O livro de hoje, eu escolhi para ler no desafio de leitura que a Gabi (@leitoraecocurseira) e eu estamos fazendo. O livro eu escolhi depois de ver uma indicação em um ig no Instagram e ler a sinopse.

Uma história que a autora traz muitos assuntos interessantes e importantes.

A personagem Nina aparentemente no início da história, se porta como uma adolescente normal. Sonhando com um futuro promissor. Porém um fato devastador, ocorrido em uma situação que logo de início já prometia tragédia, destroçou todos os sonhos da jovem.

“Eu já estava morta há alguns anos, embora meu coração ainda batesse e eu continuasse respirando.” (Citação do livro “Cadete de Aço: Lutando contra os próprios medos” autora: Evellyn Miller)

Entretanto depois do ocorrido e de tanto remoer a dor, ela se depara com uma figura que passa a admirar e a usa como inspiração para escolher um caminho diferente. Ela radicalmente, escolhe um novo futuro em que ela mesma poderia “se proteger”.

E a partir daí, a autora nos apresenta um universo militar, que até então era desconhecido para mim. Me surpreendi de forma positiva pela autora não ter mascarado uma realidade para a personagem que não condiz com o tema.

“Já na segunda semana eu entendi porque existia um ditado sobre a Academia Militar que diz: “Aqui é o lugar em que o filho chora e a mãe não vê!”” (Livro “Cadete de Aço: Lutando contra os próprios medos” autora: Evellyn Miller)

E o mais admirável, é que a personagem passa por poucas e boas para conquistar o seu sonho e não se deixa esmorecer. Lutou com muita garra para se provar e enfrentar aqueles que a depreciavam. É muito triste que esse universo ainda seja tão machista. (Assunto esse abordado com afinco no texto)

“Existem dois mundos. No masculino, quanto mais um homem se gaba de ser “fodão”, mais ele é respeitado pelos demais idiotas que o cercam. No mundo feminino, uma única transa pode arruinar a carreira de uma mulher. Ela perde até a identidade e passar a se conhecida como “aquela que deu para o fulano”.” (Livro “Cadete de Aço: Lutando contra os próprios medos” autora: Evellyn Miller)

A história de amor do Yan com a Nina se desenvolve entre meio ao enredo e vai evoluindo de forma suave e gostosa, transformando a leitura em algo prazeroso. Apesar de ser tão exigidos nos romances atuais, esse livro não tem cenas hot, o que tornou na minha opinião, uma leitura ainda mais gostosa. O personagem Yan, é um dos instrutores da academia onde a Nina estuda. O rapaz tem um jeito austero, com uma atitude rude na maior parte do tempo, fazendo com que a relacao deles no inicio, não seja fácil. Contudo, depois de um ocorrido, a relação dos dois muda, e Nina conhece um lado totalmente novo e encantador do tenente. Um amor que vai crescendo com o tempo, evoluindo com a maturidade dos dois.

“O Yan salvou a minha vida duas vezes. Primeiro naquela pedreira e depois, quando me devolveu a vontade de viver, restaurou os meus sonhos e me fez descobrir o amor.” (Livro “Cadete de Aço: Lutando contra os próprios medos” autora: Evellyn Miller)

A autora se absteve em enriquecer o texto com pesquisas e informações pertinentes. E trouxe a fundo um tema muito difícil e doloroso para a nossa sociedade. “O abuso e agressão a mulheres”. Apesar de ser um tema sério e atual, está caminhando a passos de bebês para que tenha mais repercussão e justiça.

Me emocionei muito pelos “relatos das vitimas”. Deu vontade de parar a leitura, pular as partes dolorosas, mas se a gente quer que essa realidade mude, precisamos parar de fingir que não acontece. E sermos mais abnegados e fazer algo pra ajudar.

O texto falou profundamente comigo trazendo esse tema, e fez com que se tornasse um livro marcante pra mim.

Já no final da leitura, a personagem teve o desfecho que aguardamos tanto durante o livro. Ela busca a justiça e tem o seu final feliz. E acredito que o finalzinho não poderia ter sido melhor.

“o filósofo Heráclito escreveu que um homem não se banha duas vezes no mesmo rio. E, em minha opinião, essa capacidade de mudar é uma oportunidade incrível que temos de nos tornarmos pessoas melhores.” (Livro “Cadete de Aço: Lutando contra os próprios medos” autora: Evellyn Miller)

Enfim, a autora me ganhou pelo carisma na escrita e a seriedade com a história. Quero parabeniza-la pelo comprometimento em trazer um livro com um tema tão importante e também por ter pesquisado sobre tudo para que o enredo fosse pertinente.

Um livro que ganhou mil estrelas na minha opinião.

Informações da autora: Evellyn Miller e Minas Gerais. É uma leitura acidua desde menina. É a verdadeira mulher multitarefas que encontra espaço em sua vida corrida, para dividir com os leitores os seus ricos textos. Tem formação na área de Defesa Social e administração pública…

É isso gente. Eu espero que vocês tenham gostado. Se ja leu o livro, comenta aqui em baixo o que você achou da leitura.

Um grande beijo e até a próxima!🐞

Me sigam no Instagram pra ficar por dentro de tudo que vai rolar aqui no blog.

2 comentários em “Resenha

  1. Sinto-me honrada por ter sido escolhida para esse desafio de leitura. Obrigada por apoiar a literatura nacional e obrigada pela sensibilidade em recontar a história da Nina aqui no seu blog. O livro traz muitas reflexões, algumas dolorosas, mas a ideia era essa mesma, convidar o leitor para um exercicio de empatia. Um livro pode mudar uma pessoa e as pessoas juntas podem mudar o mundo. Tem que existir um lugar melhor para nós! Beijos no seu coração!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário